
-
Arquitetos: 100 Planos Arquitectura
- Área: 220 m²
- Ano: 2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada de maneira privilegiada sobre uma colina próxima a Alicante, Espanha, esta residência se torna o anseio de um jovem casal.


Conscientes do potencial que têm diante de si, seu planejamento para o projeto é claro: recuperar a essência mediterrânea e a arquitetura característica da costa alicantina, sem perder de vista as linhas contemporâneas.

O projeto se desenvolve brincando com os aspectos intrínsecos da arquitetura local. Geometrias curvas, revestimentos de cal e materiais naturais.


O paisagismo tem um papel essencial na sensação de imersão na natureza que o projeto oferece, trabalhado com respeito pela paisagem local e projetado com espécies frutíferas e massas arbustivas para compor espaços exteriores e ocultar estrategicamente as edificações vizinhas que podem alterar a percepção de isolamento desejada.


Com a visão panorâmica do mediterrâneo, a residência é reestruturada em uma estratégia simples que consiste em direcionar as áreas principais da casa para essa paisagem. Dessa forma, respeitando a geometria original da residência, o projeto muda completamente a distribuição interna, abrindo os espaços originais, muito fragmentados, e adaptando-os às necessidades atuais dos proprietários, explorando sua conexão com o exterior.


O térreo é concebido como um espaço diáfano que abriga as funções de estar e cozinha, vinculado a vários espaços exteriores que, dependendo do momento do dia, ganham relevância. Da mesma forma, no primeiro andar, é planejado o dormitório principal voltado para o mar, que desenvolve três de suas fachadas para essa paisagem.


De uma maneira quase acidental, através de uma ruptura na parede perimetral, surge o acesso ao jardim que rodeia a residência. Ao entrar no terreno, descobre-se uma grande porta pivotante de aço no centro da fachada posterior, que busca engrandecer o ato de acessar o lar, gerando um eixo que marca uma certa simetria transversal. Dessa forma, já na entrada é possível descobrir as espetaculares vistas para o mediterrâneo das quais a casa desfruta.

No que diz respeito à materialidade, trabalha-se com tonalidades neutras e materiais nobres. O microcimento interno, que reveste paredes, piso e teto, se mimetiza com o cal da fachada, banhando todos os espaços e gerando continuidade no projeto. A madeira, de carvalho natural, é usada na marcenaria interna dos móveis da cozinha, assim como no piso do primeiro andar, onde estão os quartos, buscando um ambiente mais acolhedor. Por fim, a pedra natural é usada para acentuar a robustez da ilha da cozinha e das pias, que são tratadas quase como peças escultóricas.











